quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O que é a verdade? - Rui Corrêa d'Oliveira

«O que é a verdade?»
Foi esta a reacção de Pilatos no curto diálogo que manteve com Jesus
em resposta à Sua surpreendente afirmação de que
«Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

Por estranho que pareça, 
a pergunta de Pilatos é a mesma que eu faço todos os dias.
Sei bem que a resposta total tem um só nome: Cristo!

Mas a questão permanece no quotidiano da minha vida:
bem no concreto de cada instante,
em cada desafio, em cada decisão, em cada juízo.
O que é a verdade? Em que é que consiste?
Como é que eu a descubro no correr dos meus dias?

A vida não é feita a preto e branco, mas cheia de matizes
e de mentiras disfarçadas de verdade.
Posso sempre encontrar perspectivas e argumentos contraditórios
sobre a mesma realidade.

Mas Deus não me deixou só neste dilema.
Deu-me critérios na Palavra ensinada,
deu-me Pastores a quem seguir,
e deu-me a Igreja como morada,
onde a verdade brilha para todos os que a procuram de coração sincero.

Pilatos tinha a verdade diante de si e não A reconheceu?
E eu…?


blogger

Sem comentários: