sábado, 23 de julho de 2011

Oração para alcançar a salvação - Santo Agostinho

Socorrei-me, Senhor e vida minha,
a fim de que não venha a morrer na minha maldade.
Se não me criásseis, não existiria;
criastes-me, passei a existir;
se não me dirigirdes, cessarei de existir.

Não foram encantos ou méritos meus
que vos compeliram a dar-me o ser,
senão a vossa infinita munificência.
Suplico-Vos, pois,
que aquele mesmo amor
que Vos compeliu à minha criação,
possa igualmente compelir-Vos a reger-me;
porquanto, que aproveita haver-Vos
o vosso amor compelido a criar-me,
se eu morrer na minha miséria,
privado da direcção de vossa destra?

Obrigue-Vos, Senhor,
a salvar-me essa mesma clemência
que Vos levou a tirar do nada
o que jazia no nada;
vença-Vos em libertar-me a caridade
que Vos venceu em criar-me,
pois não é hoje menor este vosso atributo
do que era então.

A caridade sois Vós mesmos,
que sempre sois e não mudais.
Não se Vos encurtou a mão,
que não possais salvar-me;
nem se Vos endureceu o ouvido,
que não mais Vos seja dado ouvir-me. Amén.


blogger

4 comentários:

Alma peregrina disse...

Muito obrigado! São as exactas palavras que eu queria pronunciar... Muito obrigado, João e Agostinho!

:)

Pax Christi

João Silveira disse...

Obrigado Alma! Abraço em Cristo

J.AO disse...

É mesmo bonito este louvor e pedido, sobre o sentido da vida, sobre a Criação e a Redenção...

TR disse...

Nice!! Obrigado. Abraço, TR