sexta-feira, 20 de março de 2009

Estudo britânico defende escolas femininas

Um estudo britânico revelou que as raparigas têm mais hipóteses de ter sucesso escolar e prosseguir os estudos, se frequentarem escolas exclusivamente femininas.

O estudo, pedido pelo Guia de Boas Escolas britânico, debruçou--se sobre os resultados dos exames para o GCSE (certificado de ensino secundário) das raparigas que frequentaram escolas públicas entre 2005 e 2007.

Das 700 mil raparigas, as alunas que fizeram os exames para o GCSE em escolas femininas tiveram em média melhores resultados do que o previsto com base nas suas notas do ensino primário, enquanto 20 por cento das alunas de escolas mistas obtiveram piores resultados do que o previsto.

Para Janette Wallis, editora do Guia de Boas Escolas, "o estudo mostra que as raparigas trabalham melhor sem os rapazes a distraí-las", e reconhece que "os pais com ambições para as suas filhas procuram escolas femininas, o que pode fazer diferença". in Público

(postei isto a pensar nos senzas já com filhas, e nos que virão a tê-las)


blogger

5 comentários:

mvs disse...

Hahaha, obrigada pela preocupação. ;)

Danilo disse...

Embora eu não acredite que essas coisas tenham uma explicação única (p. ex., o motivo do melhor índice pode ser pedagógico), sou simpático à idéia de escolas só para meninos e só para meninas. Apenas um palpite.

Domingueira disse...

Eu andei num colégio só de raparigas até ao 9ºano e sou defensora da separação do ensino. Principalmente na puberdade. Crescemos a ritmos diferentes e estamos em "ondas" diferentes. A mim só me fez bem, e acredito que a às minhas amigas também.

(Não li o post, só o título)

Anónimo disse...

não posso comentar...

(não li o post nem o título)

Domingueira disse...

Já li o post. É mesmo verdade. Eu confirmo por experiência própria ;)

Mais um detalhe: Também sou defensora da farda. Também é menos uma distracção saber se se está vestida de acordo com a moda.