quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Mistério da Escada



Esta escada está no interior da Capela de Loretto, cidade de Santa Fé (Estados Unidos). O que a torna tão especial é o facto de ter sido construída com uma madeira desconhecida e não se apoiar em qualquer ponto central. Por esta razão a sua construção está envolta numa lenda:

Quando a capela ficou pronta, no fim do século XIX, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior.Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro. Um desconhecido bateu à porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria. ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.Depois, o carpinteiro - que não usou prego nem cola para construir a escada - sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.

Passou-se a acreditar que o carpinteiro era na verdade S. José, enviado por Jesus para atender às súplicas das freiras. Outro aspecto que reforça o milagre é o facto da escada conter 33 degraus, a idade de Cristo

É sem duvida uma construção bastante misteriosa para a qual engenheiros e arquitectos ainda não tem resposta.

(cópia de vários sites diferentes...)

Já tinha ouvido falar desta história, acho muito curiosa!

blogger

6 comentários:

João Silveira disse...

ahaha, mto bom. À primeira vista pareciam as escadas de s.nicolau, mas estas têm um suporte central

Tiago disse...

mongo, qt à parte dos pregos e da cola, nao me interessa nada, isto foi "copy paste"! mas interesso-me mais pela "madeira desconhecida" e pelo homem que apareceu do nada e foi embora do nada...

é curiosa a história, a joana lm é que me contou há mt tempo e ontem lembrei-me de procurar na internet e pus aqui!

Senzhugo disse...

posts copy paste não tem graça. Nesta história, para mim, o que resulta mais uma vez é o mistério da força da oração.

Pyny disse...

Ah Ah! Queriam chegar ao andar de cima sem escada..que graça duarte!

João Silveira disse...

Lol! Acho que esse pormenor se explica porque deviam existir umas escadas exteriores. Caso contrário o arquitecto era louco (ou como se diz hoje, um artista!)

Duarte 16 disse...

O meu objectivo neste ou aquele post ou comment mais mordazes era sublinhar a dificuldade da interpretação do que é um milagre, ou dos mistérios ocultos da fé. Não queria com isso ferir a sensibilidade de ninguém, pelo que resolvi (bom, também fui pressionado!)apagar o que podia ser ofensivo!
Mea culpa!