segunda-feira, 31 de março de 2008

Gorbachev & The 'Alter Christus'

Encontrei esta notícia quando andava a investigar uma coisa que descobri hoje à noite: uma das auto-denominações dos cristãos (sobre eles próprios, daí o auto) é "alter Christus" (outro Cristo). Aliás, existe quase uma polémica em relação a esta expressão poder aplicar-se a todos os católicos, ou apenas aos sacerdotes.

O primeiro a usá-la foi S.Ciprinano (séc.III): "christianus, alter Christus". No século seguinte, S.João Crisóstomo terá "completado" a expressão: "christianus, alter Christus; sacerdos, alter Christus". O concílio Vaticano II fala apenas do sacerdote como sendo "alter Christus", mas em uso comum aplica-se também a todos os baptizados.

Se eu como baptizado sou "alter Christus", então é o meu dever e o meu destino reproduzir na minha vida a vida do próprio Cristo. Isto tem muito que se lhe diga e tem tanto de comovente como de assustador, pela responsabilidade que me é "imposta".

Depois deste desabafo, aqui está a notícia:

On March 19th, while paying a visit to the tomb of St. Francis of Assisi, former Soviet leader Mikhail Gorbachev announced his faith in Christ.


"St Francis is, for me, the alter Christus, the other Christ," said Mr Gorbachev. "His story fascinates me and has played a fundamental role in my life," he added.

I look forward to hearing more of the story of Gorbachev's faith journey, as it clear much of it has remained (by necessity) hidden. I am not surprised that St. Francis has played such a central role in cutting deep into his soul. Like myself, the former (and last) communist leader of Russia is pursuing research and study into the life and teachings of this amazing saint. I hope his discoveries are as much to him as mine have been to me.

Notícia completa em: www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2008/03/19/wgorbachev119.xml


blogger

3 comentários:

inésia disse...

já vi escrito em vários sítios que S. Francisco de Assis é denominado "o outro Cristo"/ "Jesus que voltou à Terra pobrezinho", pelo seu exemplo e por ter recebido os estigmas.

João Silveira disse...

Pois é, também já tinha essa ideia. E mais giro ainda é o Gorbachev também pensar assim...viva a perestroika!!

Anónimo disse...

João, onde é que no II Concílio do Vaticano aparece a referência ao sacerdote como "alter Christus"? Obrigado.