quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Jesus Jesus Jesus

“Unidade de vida”. Esta é uma expressão de que gosto muito, mas isso fica para outro dia.
Sempre me irritou (santificou) bastante as pessoas que, querendo alguém falar de Jesus, ou cantar uma música “beata” ou alguma manifestação desse género a meio dum convívio, exclamam: “pronto, lá vem este (ou esta)!”. 

Sentem-se incomodados com a referência a Deus ali no meio, parece que há alturas para Ele, e há alturas para nós, em que só podemos falar de coisas do mundo, ou de futilidades. Sinceramente já procurei e voltei a procurar e ainda não descobri nenhuma “coisa do mundo” que não estivesse relacionada com Cristo. E a ideia que eu tenho dos santos é que falavam bastante com Ele, e falavam muito d´Ele, a toda a gente, em todas as ocasiões. Quase como se não perdessem uma oportunidade para falar de Quem tanto amam. 

Todos sabemos o que é estar apaixonado, uns mais do que outros, e o quanto apetece anunciar ao mundo que gostamos mesmo daquela pessoa. Quanto mais deveríamos fazer isso com Nosso Senhor, que é por natureza o nosso maior amor...o Amor!! (Agora até parecia uma homilia do padre Hugo)

Hoje, em conversa com um amigo meu que não tem nada a ver comigo, por ser um grande exemplo de humildade, percebi que apesar de estar contra essa mentalidade de não invocar o nome de Jesus em situações do dia-a-dia, tenho vindo a ser influenciado pela própria. A ideia, que tresanda a orgulho, de que falar de Jesus em certas situações é pindérico (isto ainda se diz?) já se pegou a mim, qual pastilha elástica na sola da sapatilha. E isso já impede com que reconheça a Sua acção nos pormenores e acontecimentos mais ínfimos da minha vida. Isto tem que mudar!!

Senhor, ajuda-me a ter a humildade necessária para reconhecer a Tua acção em tudo o que acontece na minha vida, que Te tenha sempre presente nos meus pensamentos, para que possa falar muito mais de Ti e muito menos de mim. Amén

João Silveira


blogger

2 comentários:

joaquim disse...

Caro João

Hoje o meu coração alegrou-se mais um pouco, ao ler os comentários que me deixaste aqui e no meu blogue.
É que é muito bom ler, sentir jovens assim...
É a grande esperança: enquanto alguns pensam, coitados, que "mataram" deus, Ele vai suscitando no coração dos jovens a Sua presença de amor, que os leva à entrega a Ele e aos outros.
Concordo com este teu texto, mas repara, se me permites,que tem de haver bom senso e discernimento para se falar de Jesus.
Por vezes nem os sitios, nem os momentos são os "indicados" para se falar dEle.
Outra coisa é o testemunho de vida, de vida com Ele. Esse sim, deve ser permanente e em todos os momentos e sitios e é muitas vezes esse testemunho que toca os corações dos outros.
Quando o nosso ser está aberto à presença de Deus em nós, Ele próprio se encarrega de nos mostrar, de nos fazer sentir os momentos e espaços que Ele mesmo suscita para falarmos dEle.
Concordas?

Queria pedir-te se me queres informar o teu email, para te convidar a participares num blogue www.apenasoracaoblogspot.com, que como o nome indica é apenas oração.
Depois, se me deres essa informação, explicar-te-ei melhor.
O meu mail é: joquim.alves@gmail.com

Ah, apesar de mais velho, bastante mais velho, não me faças ainda mais velho e trata-me por tu...eheheh

Abraço amigo em Cristo

João Silveira disse...

Caro Joaquim,

Acho que tem (ou melhor, tens!) razão, mtas vezes é preciso ter "bom senso" na forma como se vai falar, depende da situação e com quem se fala. Mas neste caso estava a falar de conversas entre pessoas católicas, e em que mtas vezes se pode falar de tudo menos de Jesus.

E concordo plenamente que um gesto de amor vale mais do que mil palavras, daí a importância do exemplo. Ñ fomos redimidos pela doutrina de Cristo, mas sim pela cruz, e nunca nos devemos esquecer disso.

Quanto maior a intimidade com o Senhor, mais facilmente fazemos o que é suposto ser feito, citando o apóstolo s.paulo: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim»" (Gal 2, 20).

Sinto-me muito honrado pelo convite, vou mandar-te o meu mail.

Abraço em Cristo Vivo